No mês de Novembro do passado ano (2020), iniciámos um projeto nas escolas de Alcobaça com o objetivo de capacitar e sensibilizar para o Empreendedorismo Social. A receção dos responsáveis das escolas e dos professores foi surpreendente, de portas escancaradas abriram as suas salas de aula para a experimentação e para o empreendedorismo. Instalou-se uma oportunidade para um ambiente de crescimento promissor quer para os alunos quer para mim.
Desde então, tem sido um crescimento pessoal enorme, quer como empreendedor social, quer como pessoa. Destaco algumas lições e reflexões que este projeto já me deu e as quais levo comigo.
Das primeiras realizações que me ocorreram em sala de aula foi precisamente o facto de a escola e, curiosamente, cada sala de aula ser facilmente uma reflexão direta da realidade. Há diversidade, há discussões e desacordos e há problemas à espera de serem resolvidos. A minha ingenuidade e inexperiência não me preparam para um choque de realidade como a que encontrei. Simultaneamente demonstra uma pequena vitória para o ensino público e confirmou-me a oportunidade que identifiquei faz uns anos: a forma mais profunda e impactante de provocar mudança positiva é através da educação e dos jovens.
Além disto, outra confirmação que este projeto e esta experiência têm dado, todas as semanas, são o potencial enormíssimo que não está a ser desenvolvido nem aproveitado nas salas de aula. Os jovens têm acesso ilimitado a informação online e ferramentas tecnológicas que automatizam e facilitam imensas tarefas diárias e trivais e este tipo de transformação no contexto onde o sistema de ensino se insere, como o conhecemos hoje, está completamente desalinhada com a abordagem curricular e pedagógica dos dias de hoje. O talento escondido é real e está lá e estes projetos estão a ser a plataforma e o meio ideal para os jovens fazerem uso dele em situações e problemas inesperados e da “vida real”.
E finalmente, provavelmente das conclusões que mais me aliviaram e entusiasmaram, que me destruiu alguns preconceitos infundamentados, foi a postura incrível dos professores que me receberam. Primeiramente, a Direcção do Agrupamento de Escolas Cister que me ouviu, discutiu e aceitou implementar o projeto no âmbito das disciplinas “Turma em Projeto” e “Cidadania e Desenvolvimento”. Depois, os professores que me convidaram para a sua sala de aula disponibilizaram-se prontamente para me deixar comandar, mantendo-se sempre com atenção à dinâmica da turma. O feedback foi ótimo e fez-me chegar à conclusão de que os professores querem aprender novas práticas e técnicas pedagógicas e estão sempre disponíveis para ajudar e para melhorar a aprendizagem dos “seus meninos”.
Em suma, após 15 turmas, 47 workshops e mais de 300 jovens continuamos com força e garra até ao final do ano. Que venham mais aprendizagens e conclusões.
Francisco Serralheiro,
Embaixador GS+
Saiba mais acerca deste projeto aqui.