Criando o mundo em que queremos viver
Uma pessoa feliz constrói uma comunidade feliz. A nossa felicidade influencia as pessoas que conhecemos e as nossas pessoas vão influenciar outras. Cada um/a de nós tem esse poder.
Uma comunidade de pessoas que adota um estilo de vida saudável, investe numa boa qualidade de vida para si, para os outros e para a comunidade a que pertence e a eles se dedica com um sentido de união e pertença é feliz e floresce. É este o espírito que pretendemos alimentar no seio da nossa comunidade.
Para nos imbuirmos ainda mais deste desígnio, o grupo Pensar Alcobaça e Vestiaria convidou Helena Águeda Marujo, doutorada em Psicologia e professora no Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas da Universidade de Lisboa onde coordena a cátedra UNESCO em Educação para a Paz Global Sustentável, para nos trazer a sua experiência, conhecimento e investigação nesta área. O momento será enriquecido com música - muita música - e por Gaspar Vaz, que nos trará a sua habitualmente rica reflexão filosófica.
Sobre a paz
A paz é atualmente abordada com base em modelos mais construtivos, ligando-se não apenas à ausência de guerra e aos contextos onde o conflito emerge, mas também a uma agenda positiva, pró-ativa, preventiva e global.
Ao nível mais intrapessoal, relacional e organizacional, concretiza-se hoje através de práticas de proximidade e de cuidado, tendo em conta o potencial transformador da nossa melhor humanidade: cooperação, diálogo, participação, reconciliação, fraternidade, reciprocidade, respeito, compaixão, esperança, empatia, inclusão, humildade, virtuosidade, comunicação harmoniosa e não-violenta... No mundo de hoje é essencial fazer pontes entre as áreas científicas dos estudos da paz e dos estudos da felicidade, em especial da felicidade pública.
Ao nível mais macro, pensar e agir a paz é pensar em termos de políticas públicas e de políticas sociais, e reconhecer que a paz está ligada, de forma intersticial, à justiça social, igualdade, eliminação da pobreza, defesa da biodiversidade, uso dos recursos, respeito pela dignidade humana e inclusão de tudo e todos os que são dissemelhantes. Trabalhar a paz significa estar centrado nas pessoas e no meio ambiente, defendendo a apropriação local e intervindo ao escutar todas as vozes.
É isto que trazemos até si neste Encontro a que o/a convidamos, procurando construir consigo comunidade – uma comunidade feliz e de paz - que tanto ansiamos e precisamos. É nossa vontade provocar diálogos e desafiar a comunidade à ação, contribuindo para a felicidade nas diferentes fases da vida, abrindo espaço ao florescimento diário, onde se incluem as tão importantes dimensões da saúde e dos relacionamentos. Abordaremos o bem-estar na nossa comunidade, interpelando em redor de questões como economia, política, saúde e meio ambiente, com base na evidência científica daquilo que funciona para uma vida coletiva plena e dedicada ao bem-comum.
A Conferência, organizada por Pensar Alcobaça e Vestiaria, patrocinada pelo Healthier & Happier, by Physioclem, vai decorrer em streaming pelo Facebook da Physioclem.